17.05.14
O fascinio dos livros e da vida real
Márcio Branco
Admito que sou um fan de livros de aventuras, de histórias onde o enredo nos leva por locas antigos miticos e onde o impossivel parece ser credivel.
Estava eu já totalmente absorto no enredo deste livro (basicamente a premissa é que a biblioteca de Alexandria nunca foi destruida mas sim ocultada de forma propositada durante séculos para preservar saberes e prevenir que conhecimentos "perigosos" fossem usados por pessoas e grupos menos bem intencionados) e pensava que algo deste género não seria possivel nos dias de hoje, já não existe este tipo de aventura, tudo está descoberto e blá blá blá!!!!
Quando sou surpreendido por uma noticia bem real :-)
Foi revelado no final do ano passado pelas autoridades alemãs que no ano de 2012 foi descoberto num apartamento modesto de Berlim, onde apenas habitava um senhor de oitenta e tal anos, 1406 quadros de renome internacional! Dados como desaparecidos desde a 2º guerra mundial. Este idoso era filho do curador principal dos museus nacionais de Hitler e com o fim da guerra escondeu-se e literalmente guardou estas obras de arte. Não tendo profissão nem registos nenhuns, de vez em quando vendia um quadro para obter dinheiro para mais uns anos. Uma pessoa modesta e muito recatada viveu a vida protegendo estes tesouros (outrora roubados a inumeras familias e individuos) e sem dar nas vistas, teve o azar em 2012 de ser mandado parar num comboio porque estranhamente nunca largava uma pasta de cabedal preta, as autoridades quando abriram a pasta descobriram lá detro cerca de 10 mil euros e estranhando as justificações do idoso resolveram investigar e não descobriram nada, nem registos laborais, nem registos bancários nem nada, simplesmente a pessoa não existia com movimentações identificadas como usuais nos dias de hoje (registos de segurança social, descontos, abonos, etc) e sendo assim como seria possivel ter consigo tanto dinheiro.
O que descobriram quando entraram no apartamento foi uma surpresa para todos e um daqueles achados só digno de enredo livresco ou de filme!
Como estes tesouros existem outros por esse mundo fora, colecções privadas que de uma forma ou de outra possuem objectos à muito dados como desaparecidos ou perdidos mas que na realidade ainda existem e estão à espera de causar o assombro ao proximo coleccionar.
Não vou discutir a moralidade de ter e adquirir objectos roubados mas entre destruir e possuir e preservar de forma ilegal talvez o mal menor seja a preservação mas com isto quero dizer que por mais histórias fantásticas que possamos ler a realidade consegue ser sempre melhor e superar qualquer enredo :-)