21.05.07
Oráculo de Delfos
Márcio Branco
Vamos saber um pouco mais sobre o fantástico Oráculo de Delfos, entre realidade e mito, este oráculo foi mais importante da civilização grega. No santuário de mármore branco, Apolo falava pela boa da pitonisa e reis e imperadores atendiam aos seus conselhos. Cidadãos de todo o mundo procuravam no oráculo a segurança da sua vida temporal e futura.
Vamos ao mito :-): O deus Zeus engravidou a ninfa Leto, mas a esposa de Zeus, Hera, foi ter com o dragão Píton para lhe pedir que ele perseguisse a ninfa e impedisse que o parto fosse uma realidade (até nos céus as mulheres possuem um feitio....!!!!). Mas Leto refugiou-se na ilha de Delos e deu à luz duas crianças, a deusa Artemisa e o deus Apolo.
Mas apesar de já ter dado à luz, o dragão continuava a perseguir Leto e então, Apolo, com apenas 4 anos, pegou num arco (que foi forjado por Hefestos) e flecha, partindo em busca do dragão e dar descanso à sua mãe.
O Dragão Píton vivia na encosta do monte Parnaso, em Delfos, onde guardava o santuário da sua mãe, Geia, a Terra. Era de lá que Geia emitia os seus oráculos. Apolo encontrou o dragão e matou-o, Geia ficou ofendida e queixou-se a Zeus. Então Zeus encontrou uma solução que agradou a todos: Apolo depois de purificado da morte, iria presidir aos Jogos Píticos, em honra de Píton. E foi assim que Apolo, substituiu a Geia, convertendo-se no patrono de Delfos e deus tutelar do oráculo mais famoso da Grécia.
Esta passagem mitica da Geia para o Apolo, em termos reais verificou-se quando por volta do século IX a.c, as figuras femininas do templo de Delfos foram alteradas do feminino para figuras masculinas. O porquê de isto acontecer não se sabe, mas desde aí que a figura feminina foi substituida pela figura de Apolo. No templo de Delfos imperava uma máxima bastante badalada "Conhece-te a ti mesmo" e esta máxima foi tema de discussão por muitos séculos :-)
Apesar de Apolo ter substituido a Mãe-Terra, a figura central continuava a ser uma mulher, a pitonisa. Inicialmente uma virgem e depois uma mulher já mais velha, mas continuando a envergar as vestes de virgem.
A Pitonisa respondia às questões que lhe colocavam, doando ao ser humano os luminosos ensinamentos de Apolo, o Deus que mantinha os males afastados dos homens e purificador por excelencia e acima de tudo ajudava cada um a conhecer-se a si próprio.
No próximo post vamos ver o que era necessário fazer para se ter uma consulta no oráculo de Delfos, aposto que não poderiam aceder via internet :-)