25.04.07
Quantas cartas de tarot por tiragem?
Márcio Branco
Existem vários métodos de tiragem de tarot e se estão espantados por existirem vários métodos não fiquem :-) Até é bastante simples de responder, para cada baralho especifico de tarot existem métodos especificos. E no mercado existem vários baralhos, como já referi e daí que seria para mim exaustivo de escrever e para vocês exaustivo de ler, os diferentes métodos de tiragem, mas vou mencionar alguns.
Eu não uso o tarot de marselha, mas os métodos que vou referir são para esse tarot, também é uma forma simples de começarem a ler o tarot, caso seja um caminho que queiram seguir.
Para perguntas simples, de sim ou não, pode usar-se uma tiragem de apenas uma carta. Sendo que essa carta terá de indicar o sim ou não. Depois temos tiragens com 3 cartas, são para perguntas também muito especificas, para sim ou não. Obviamente que quanto menos cartas, mais dificil se torna de compreender o conjunto da leitura e daí usar-se estas técnicas com poucas cartas, para perguntas muito concretas, em que o consultante apenas quer saber uma resposta afirmativa ou negativa, por exemplo "o meu marido tem uma amante?" .
Passando a leituras já mais complexas, pode usar-se 9 cartas, 10 cartas, 12 cartas (que é o meu caso pessoal) , 15 cartas, 20 cartas. Aqui a experiencia do tarólogo é que dita a regra, é uma questão de método pessoal, de fazer corresponder as diferentes cartas pelas diferentes posições.
Eu faço sempre leituras com 12 cartas, para mim esse valor é o suficiente e também porque é o que encaixa no meu método pessoal de leitura de tarot. Para outros será outro valor :-)
Não conheço tiragens com um numero de cartas superior a 22 cartas, mas porventura haverá algum método. É necessário que cada tarólogo encontre um equilibrio entre o numero máximo de cartas e o numero minino de cartas possivel. Esse equilibrio é que vai possibilitar uma correcta leitura e uma tiragem fidedigna.
Mas não se pode fazer comparações, não é por usar um método de 12 cartas que sou melhor que alguém que use um método com 9 ou 10 cartas, ou vice versa. É uma questão de confiança no método de tarot e no tarólogo que o pratica.
Se isso acontecer então a leitura terá significado e valor, será proveitosa e útil.