01.01.12
Mapa Anual (reedição do post de antecipação de 2012)
Márcio Branco
Vamos então entrar em 2012? (Agora aguardo que vocês aí em casa respondo alto "vamos lá entrar em 2012")
Não estou a ouvir nada pessoal! Vamos entrar em 2012??!! (se não disserem eu não avanço!)
Ahhh, agora sim :-) Vamos lá então!! Ehehehehehehe
De forma geral o ano de 2012 vai ter 12 meses (imagino já o vosso espanto e interrogação "O quê, 12 meses!!?? A sério Márcio, 12 meses??!!") que terão como fio condutor a energia familiar e afectiva. Não se alarmem já os solteiros ou "encalhados"!! Passo a explanar:
Em 2012 iremos ter de valorizar aquilo que é das maiores riquezas que podemos ter, a estabilidade emocional. Obviamente que num universo tão grande de pessoas a estabilidade emocional caracteriza-se por diversos factores mas que depois se fundem no equilibrio interior que nos ajuda a resistir dia após dia ás dificuldades da vida quotidiana.
Esta estabilidade emocional poderá vir da familia, duma maior ligação entre irmãos e pais, poderá surgir através de um novo relacionamento amoroso ou simplesmente por encontrar um novo grupo de amigos. O Importante da mensagem é que em 2012 teremos de fortalecer a nossa rede social/afectiva, temos de nos ligar a mais pessoas e de nos ligar às pessoas porque podemos até conhecer muita gente mas sermos apenas um produto de consumo rápido onde apenas nos interligamos com conteudos vazios e na realidade estamos a viver isolados e sozinhos.
Criada e fortalecida a nossa rede afectiva poderemos então avançar para o outro desafio de 2012, a estagnação em termos de projectos laborais e de dimensão mais profissional.
Para 2012 temos o Enforcado a reger a vertente profissional, seja para quem trabalha já ou para quem vai procurar um emprego e incluimos aqui os projectos educacionais.
Esta estagnação deve-se à falta de oportunidades que estará subjacente em 2012 e por isso vamos ter de saber lidar com a frustração pessoal de que muitas vezes seremos invadidos, isto porque iremos querer avançar mais depressa e tudo à nossa volta vai dizer-nos para esperar.
Não sendo um ano em que tudo estará em atraso mas os avanços serão de facto lentos e por isso as nossas expectativas terão de ser equilibradas com outras vertentes, nomeadamente a emocional.
Imaginem um jogo de futebol, umas vezes atacamos e outras defendemos não é? Avançamos e depois temos de recuar um pouco para aguentar o ataque da outra equipa e aqui é igual. Não estaremos apenas a ver a bola passar mas estaremos a defender a nossa posição e só iremos atacar quando toda a equipa estiver a avançar.
Quando os avanços não dependem só de nós é mais do que natural que os espiritos mais rebeldes se sintam limitados e presos mas tudo na vida é feito de balanços e contrabalanços e sozinhos não podemos mudar tudo, vamos mudando aos poucos :-)
Temos de ser sábios e agradecer o que temos mas não podemos esperar muito mais do que aquilo que já temos porque as oportunidades de crescimento estarão em estagnação mas isto não quer dizer que estaremos mal, isso só aconteceria se existisse retrocesso (portanto nada de ficarem já tristes e desanimados, eu não disse retrocesso nem escrevi em nenhuma linha atrás que as oportunidades iriam decrescer ou perder-se!!! Estaremos com poucas oportunidades apenas e manter o que já temos já é positivo, significa que não existe perda.)
Contudo o ano de 2012 vai trazer aspectos muito mas muito positivos e esses aspectos derivam da nova visão e consciencia colectiva daquilo que é mais importante para a nossa vida e iremos chegar à conclusão de que o importante é a nossa riqueza interior e quando pensarmos assim iremos ver o quão bela é a vida :-)
Mas será uma viagem interessante até chegarmos à conclusão anterior :-)
Não se pode formatar mentalidades nem se pode modificar hábitos ou comportamentos do dia para a noite mas os desafios servem para nos testar e para nos motivar a efectuar as mudanças necessárias para que possamos ter sucesso e por isso esta situação de crise financeira que assolou todo o mundo tem de ser encarada como um desafio para a nossa vida futura, um desafio que temos de vencer e a melhor forma de o fazer é estar seguro de nós mesmos, confiantes mas também realistas no que diz respeito às mudanças que precisamos (ou não) de fazer.
Daí que a tiragem nos invoca os valores mais primitivos do ser humano, a amizade, a familia, o amor e união, foram esses os valores que nos ajudaram durante séculos a superar e a fortalecer como seres humanos e como sociedade e é para esses valores que precisamos voltar e recorrer aquando de um novo desafio. Estivemos preocupados com outras coisas, carreiras, bens materiais e agora precisamos de serenar esse impeto (voltar a ele quando o momento for mais propicio se assim preferirem) deixar essa área em banho maria e fortalecer aquelas áreas que também nos dão força e energia e que através delas poderemos evoluir e melhorar a nossa vida.
Tranquilizem e vivam 2012 com muita positividade porque o novo ano será bastante interessante :-)
Como estamos a iniciar o ano não irei lançar o mapa mensal porque basicamente não se justifica, seria outra previsão e não vinha acrescentar nada de novo a esta, estamos a encerrar o ciclo anterior e a começar outro daí que as previsões anteriores ainda estão dentro do prazo de validade :-)
Até amanha e bom 2012 para todos os leitores/clientes/amigos/simpatizantes/visitantes casuais/etc :-)