Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tarot na net: a qualquer hora e em qualquer lugar

Com o meu método, pode através da internet fazer uma tiragem de tarot com veracidade e seriedade sem sair de casa. Poderá experienciar o mundo do tarot de uma forma muito positiva: tarot_net@sapo.pt

Tarot na net: a qualquer hora e em qualquer lugar

Com o meu método, pode através da internet fazer uma tiragem de tarot com veracidade e seriedade sem sair de casa. Poderá experienciar o mundo do tarot de uma forma muito positiva: tarot_net@sapo.pt

23.08.08

A Prevenção onde está????


Márcio Branco

Estou bastante chocado com a reportagem que acabei de ver na sic noticias sobre os dados dos comportamentos sexuais em Portugal. Estamos em segundo lugar na Europa com a taxa mais elevada de casos de infecção do HIV e somos dos paises onde a venda dos preservativos tem vindo a descer progressivamente e depois ainda estranham o numero cada vez mais elevado de adolescentes gravidas ou então do numero assustador que todos os anos surge com vitimas da SIDA.

Sinceramente não sei o que se passa na mente desta sociedade que não encaixa que só com sexo seguro é possivel prevenir o flagelo das doenças sexualmente transmitidas, é que a gravidez já é uma situação de segundo lugar, em primeiro deveria estar a preocupação com a saude (digo eu!).

Não gosto de colocar as coisas de forma a que antigamente é que era tudo correcto e agora é tudo mau. Tive a oportunidade de ler (na faculdade) um estudo sociológico sobre os comportamentos sexuais nos periodos entre 1930 e 1970 e o estudo mostrava que apesar da virgindade ser um valor que socialmente se queria preservar a verdade é que existiam práticas sexuais (como a anal e oral) mas que não eram recriminadas porque só a penetração vaginal era considerada como perda de virgindade. Não se trata para mim de práticas sexuais, cada um faz o que quer, desde que exista consentimento por parte dos elementos do casal tudo pode ser permitido.

Não vamos ser fundamentalistas sobre este assunto porque se estamos cá é porque existiu fecundação e logo acto sexual, é inato em nós a sexualidade e por isso devemos descomplicar o assunto.

Onde fico chocado é nos comportamentos dos jovens por exemplo, que têm acesso a tanto informação mas para algumas coisas parece que convém ser distraido e acima de tudo para o segmento de população entre os 30 e 40 anos que também deveria ter juizo e andam a ter sexo não protegido com multiplos parceiros.

Será do preço dos preservativos?? Estive a investigar e numa sexshop 100 preservativos custam cerca de 22 euros enquanto uma caixa de 6 preservativos numa farmácia custam 4 euros. Penso que facilmente se arranjam 22 euros para comprar 100 preservativos e ficam com abastecimento para algum tempo!!! Não há desculpa do preço para os senhores.

As senhoras têm gratuitamente a pilula nos centros de saude e nas consultas de planeamento familiar.

Se não é do preço do que é então??!! Só pode ser estupidez!!!!

Colocar a vida em risco por uns momentos de prazer, quando poderiam ter o prazer e estarem protegidos. Os numeros que vi na reportagem deixam que pensar e parece que quanto mais informação temos menos melhorias obtemos.

Não acho que vivemos numa sociedade depravada, de tarados sexuais, porque como já disse actividade sexual já houve, há e haverá e o que acontecia antes acontece agora só com mais visibiidade.

Para mim é uma questão de valor da pessoa humana que parece que estamos a esquecer e não nos valorizamos como pessoas, ao ponto de preservarmos a nossa saude e a dos nossos companheiros.

Como achei a reportagem interessante tive mesmo de deixar aqui a critica social :e opinião pessoal sobre a matéria-)

2 comentários

Comentar post