Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tarot na net: a qualquer hora e em qualquer lugar

Com o meu método, pode através da internet fazer uma tiragem de tarot com veracidade e seriedade sem sair de casa. Poderá experienciar o mundo do tarot de uma forma muito positiva: tarot_net@sapo.pt

Tarot na net: a qualquer hora e em qualquer lugar

Com o meu método, pode através da internet fazer uma tiragem de tarot com veracidade e seriedade sem sair de casa. Poderá experienciar o mundo do tarot de uma forma muito positiva: tarot_net@sapo.pt

28.06.08

Ficheiros Esotéricos: Outras ciências esotéricas


Márcio Branco

Uma pergunta bastante recorrente que recebo no meu e-mail é sobre a origem do tarot, ou sobre a origem de outras ciências esotéricas. Encontrei uma resposta interessante num dos livros que já li e partilho-a agora convosco de forma muito sucinta :-)

Como qualquer saber ou ciência, o conhecimento que hoje temo foi e tem vindo a ser acumulado ao longo de séculos. Com o tarot ou com a quiromancia, ou astrologia foi a mesma coisa. Alguém no inicio deu os primeiros passos, verificou que as pessoas que tinham determinadas linhas na mão tinham um percurso com determinadas caracteristicas, depois esse saber foi transmitido e ao verificar-se outra pessoa com linhas similares alguma informação voltava a bater certo e sempre assim, por construção e reconstrução de saberes. Um pouco como a ciência moderna que é feita de tentativas e erro. Claro que todo este processo demora muito tempo e nós neste momento beneficiamos desse acumular mas também podemos ser elementos criativos e recontructores desse saber, especificamento nas ciencias esotéricas porque nas ciências exactas já temos de fazer parte de um nucleo restricto para que possamos trabalhar nessa área. Obviamente que estando a informação ao acesso de mais gente também existem pessoas mais e menos motivadas, melhores e piores no aprofundamento das ciencias esotéricas mas é outro assunto que mais tarde abordarei.

Um leitor assiduo lançou-me um desafio para falar da combinação entre o tarot e a astrologia, porque leu e verificou que existem autores que misturam estas duas ciências esotéricas.

Bom (ao bom estilo do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa!!), não posso dizer que ambas as ciências se misturem, porque a Astrologia é um ramo do esoterismo e a Tarologia é outro. O que acontece é que podemos combinar elementos e assim aproximar umas ciências das outras como acontece com a numerologia e a tarologia por exemplo. Na numerologia conseguimos atribuir um numero especifico para cada pessoa, numero esse que na numerologia tem um significado e uma tendencia muito própria mas ao mesmo tempo podemos apropriar-nos desse numero e fazer a ponte com a tarologia que associando esse numero a uma carta de tarot já conseguimos obter um novo significado e uma nova janela para caracterizar a pessoa ou a situação em causa.

Este exemplo muito simplista que dei serve apenas para ilustrar que entre a astrologia e a tarologia também pode existir estas trocas e partilhas e informação, que depois combinadas se transformam mais do que a soma das partes e geram um novo significado e um novo saber.

Como bem sabem na astrologia temos os planetas a reger a nossa tendencia de vida, os momentos cruciais, os ciclos de vida, etc e muitas vezes é preciso uma explicação mais próxima de nós, associando essas informações ao tarot é possivel obter uma tendencia e caracteristicas mais "explicaveis" e ao mesmo tempo ajudam a pessoa a fazer uma compreensão mais integral de si e da sua vida como elemento importante e único no meio social onde vive.

Mas eu assumo a minha ignorancia no universo da astrologia porque aquilo que sei é nada (só sei que nada sei) e existem muitos livros que vos podem ajudar e clarificar bem melhor do que eu. A minha interpretação é esta e para mim não existem parentes pobres nas ciencias esotéricas, desde a quiromancia, à numerologia, tarologia, etc, todas elas preenchem importantes lacunas e são fonte de informação muito válida. O que importa é sabermos distinguir aquilo que nos faz bem e nos ajuda daquilo que é um estorvo e só nos prejudica.

Bom fim de semana e até breve. Obrigado pela vossa presença no meu blogue e obrigado a todos quanto me enviam mails e solicitam consultas de tarologa online.

Fiquem bem e até breve :-)